sábado, 9 de outubro de 2010

Leões, uma paixão ♥


Geralmente quando se pensa em leões, a maioria das pessoas pensam no Leão Africano. Existem também os asiáticos, que pelo motivo de serem muito caçados, foi criado um parque na índia para protegê-los, pois os números de leões vêm diminuindo. Existem doze subespécies de leões, sendo a maior a do leão de Barbary. As diferenças mais notáveis entre as subespécies são a localização, a aparência da sua juba, cor e tamanho.

Leões variam a cor de quase branco ao castanho avermelhado. O macho tem uma juba longa e grossa, já a fêmea não possui juba. O leão é o único com uma cauda com tufos. Ele possui o segundo maior peso dos grandes felinos (O maior é o do Tigre), eles pesam entre 330 e 550 kg. Como o Tigre e a Puma, os leões tem uma estrutura muito poderosa. A força de seus braços e mandíbulas permite que eles consigam derrubar presas maiores do que eles.


Os leões, ao contrário de muitos dos grandes felinos, vivem em bandos onde há divisão de tarefas: as fêmeas são encarregadas da caça e do cuidado dos filhotes, enquanto o macho é responsável pela demarcação do território e pela defesa do grupo de animais maiores ou mais numerosos. Os leões caçam em grupo ao invés de serem caçadores solitários, como alguns felinos. Por causa de sua habilidade para caçar juntos, eles podem pegar presas tão grandes como búfalos. 

Apesar de poderem ir caçar em qualquer horário dia, eles preferem, e são mais propensos a caçar depois do anoitecer. Embora os Leões sejam grandes predadores, eles também são grandes catadores. Leões encontram animais mortos por outros carnívoros e os comem. Aproximadamente 50% da sua dieta são de animais encontrados já mortos.


Na natureza, os leões podem viver de 10 a 14 anos. Em cativeiro, podem viver mais de 20 anos. Filhotes de leão são cuidados por suas mães durante os dois primeiros anos de sua vida. Eles aprendem a caçar e também as regras de sobrevivência. Então eles se tornam majestosos leões adultos com suas próprias personalidades.



Curiosidades:

• Um rugido de um leão adulto pode ser ouvido a até oito quilômetros de distância.
• Leões bebem água diariamente, mas podem ficar de 4 a 5 dias sem ela.
• A juba dos leões machos o faz parecer maior, o que é útil para auxiliar na hora da intimidação. A cor varia de acordo com os hormônios, quanto mais escura a juba mais hormônios o macho tem, sendo provavelmente o macho dominante.
• Leões machos podem passar até 20 horas de seu dia descançando.
• Quando está quente, as leoas descansam em galhos de árvores.
• O fóssil de leão mais antigo já encontrado tem aproximadamente 3.5 milhoes de anos.